quinta-feira, 9 de abril de 2009

Técnicas de Inseminação Artificial



Para o sucesso da Inseminação artificial, é imprescindível que se faça o correto acompanhamento do estro da cadela a ser inseminada. A aplicação de sêmen fresco ou refrigerado no momento da inseminação tem apresentado bons resultados, aproximando-se dos índices obtidos com a monta natural. Entretanto, os resultados conseguidos com o uso do sêmen congelado não são muito satisfatórios.
Para inseminação artificial via intravaginal (IAIV) pode-se utilizar uma sonda rígida, com a deposição do sêmen ao longo da vagina da cadela ou a sonda de Osíris® que é uma sonda flexível, provida de um pequeno balão inflável na sua extremidade cranial, imitando o papel do bulbo cavernoso do pênis, fazendo-se a deposição do sêmen na porção cranial da vagina.
A inseminação artificial intrauterina (IAIU), onde o sêmen é depositado dentro do útero, é a técnica escolhida em casos particulares, onde a via vaginal poderia comprometer os resultados da inseminação, como por exemplo, na utilização de um sêmen congelado com baixa qualidade pós-descongelação.

Um comentário:

  1. Hum.. muito bom o blog.. bom pra relembrar esses conteudos que agente se confundia... =P

    ResponderExcluir